Projeto Gpellets- Gestão Tecnologia e Serviços, no âmbito do programa Formação-Ação (temática Organização e Gestão).

No âmbito do programa Formação-Ação (temática Organização e Gestão), João Palha foi consultor  do projeto Gpellets.

Felizmente nesta fase que atravessamos nem tudo parou, nem tudo ficou suspenso. Sectores como a Logística, mantiveram a sua atividade e viram as suas operações serem colocadas á prova, estando perante desafios que até então não eram previsíveis.

Este sector, na minha opinião com uma grande capacidade de adaptação ás diversas realidades, habituado a preparar e a reagir a sazonalidades previstas ou imprevistas, conseguiu adaptar-se e dar a resposta á altura das exigências. Aproveitou o momento para identificar pontos de melhoria, pontos de adaptação a novas necessidades, desenvolver áreas e capacidades e tudo isto, numa lógica “On Job”, fazendo e fazendo acontecer, planeando, implementando, executando, medindo e seguindo os objetivos a que se proponham e que o mercado exigia.

O que motivou este processo, não foi a pandemia, mas a Visão da empresa de que era possível fazer diferente e melhor, que existia a possibilidade de se preparem para outras “aventuras” e assim acompanharem as exigências do mercado, reforçarem a sua capacidade de resposta aos seus clientes e dotarem os seus processos de uma maior fiabilidade e robustez, dotando a sua equipa de ferramentas que lhes permitam um maior e melhor nível de resposta.

O diagnóstico

No processo de diagnóstico, o levantamento (em sala e no terreno) realizado, permitiu identificar a importância da intervenção por um lado ao nível de infraestruturas e por outro ao nível de processos e procedimentos, formação nos mesmos, complementando com formação de caracter obrigatório.

Ao nível de instalações, identificou-se a necessidade de desenvolver um trabalho que visava, por um lado criar circuitos que não permitissem de forma alguma o cruzamento de matéria prima com matéria acabada, definir espaços e zonas especificas de matérias primas para cada uma das linhas de produção e por outro melhorar / criar zonas de circulação e armazenagem que permitissem um aumento da produtividade e eficiência dos processos e em simultâneo garantissem a segurança de quem ali trabalhava.

Ao nível da formação, entendeu-se que na fase de implementação de um procedimento novo ou adaptado, seria importante dar suporte formativo em duas vertentes:

em sala, onde abordaríamos o processo e os vários procedimentos inerentes, o que mudaria, porquê e qual o objetivo. Nesse momento também deveríamos aproveitar para “escutar” a operação, as suas dúvidas, ultrapassar o “porquê mudar, se sempre se fez assim” e criar desta forma as bases para a implementação de novas práticas no terreno.

– “On job”, onde após a formação em sala, iriamos dar suporte à implementação do procedimento juntamente com o colaborador. Seria uma fase importante do processo, já que seria passar da teoria à prática, momento onde é preciso lidar com as variáveis e imprevistos de cada momento.

Passado o diagnóstico e definido com o cliente o cronograma de atividades, passamos à fase de implementação e execução.

Cada armazém “ganhou” a sua identificação, cada linha de produção o seu número e cada localização / espaço passou a ter uma identificação, ainda que nesta fase provisória dadas as alterações que iriamos implementar, mas fazendo parte de um processo formativo, em que os colaboradores deviam de adquirir práticas e procedimentos.

Assim, lançamos 2 frentes de trabalho:

Em sala:

– Formação (módulos previamente preparados) – que preparava a equipa para o que seria o tema a abordar nos dias

seguintes e depois numa lógica de afinação dos temas abordados com algumas adaptações

– Desenhos de layouts dos 3 armazéns

– Produção de informação e comunicação

– Adaptação de documentos, respondendo aos novos procedimentos, a uma adaptação de comunicação

– produção de suporte para criação de seguimentos operacionais.

No terreno:

com tarefas muitos precisas em paralelo com a atividade normal do cliente;

Aqui era reforçado junto dos elementos envolvidos nas tarefas daquele momento / dia, qual seria a intervenção, como e de que forma iriamos fazer deixando sempre claro qual o objetivo a que nos propúnhamos

– Participação do consultor nas tarefas e execução de funções a titulo demonstrativo e explicativo

– Levantamento no terreno de necessidades e possibilidades para passar à fase seguinte

– Facilitando a comunicação entre área administrativa, operacional e de gestão,

– Fazendo a ligação entre as várias fases

– Mantendo uma atitude de criação de novas rotinas

– Identificando oportunidades

O que existia antes: Zonas de linha de produção ocupadas, material dificultando acessos, zonas de circulação ocupadas com produto e equipamento.

A transferência de stocks permitiu criar no local as condições necessárias para que a operação fosse mais produtiva, minimizasse a possibilidade de erros e aumentasse a segurança do espaço

  • Aumento da eficácia dos processos
  • Aumento da segurança de pessoas e instalações
  • Aumento qualitativo da operação, limpeza, manutenção, circulação e inventários

Alterações:

Em qualquer um dos ARMAZÉNS, as alterações aos layouts, tiveram em conta a criação de circuitos estipulando:

– Zonas de stocks específicos,

– Análises ABC

– Zonas de receção

– Zonas de expedição

– Zona para carregamento de baterias / parqueamento de máquinas

– Zona de paletes vazias

– Zona de resíduos

– Plano de limpezas

Formação

Neste campo a intervenção, passou por várias fases e sempre em paralelo e consonância com os processos levados a cabo no terreno e a cada momento.

Receção de materiais

Sistemas de Informação, WMS, TMS

Reaprovisionamento de stocks entre armazéns

Preparação de encomendas

Inventário e Rastreabilidade

Expedição e distribuição

Movimentação de cargas em segurança

HACCP e SST

 Tendo o processo de Receção de Materiais como exemplo, para além de uma abordagem e formação em Boas práticas, normas e conceitos, existiu a preocupação de criar mecanismos que permitissem uma mudança de comportamentos, nomeadamente:

– Constituição do elemento responsável pela conferencia física do material – Especialização

– Introdução de modelo de informação que permitiu a comunicação atempada das quantidades a receber

e quando, evitando assim a surpresa da chegada de um camião, fazendo com que houvesse uma ação reativa – Planeamento

– Introdução de etiqueta identificadora de palete – onde constam todos os dados possíveis para rastrear a mesma – Rastreabilidade

– A importância de uma receção executada de A a Z, ou seja, desde a chegada da viatura, tratamento de informação, descarga e conferencia no acto, entrega e assinatura de documentação.

– A importância de garantir que uma receção física corresponde sempre a uma receção administrativa e que mesma deve ser feito no menor espaço de tempo, ou seja, as 2 realidades devem de estar sempre interligadas e atualizadas – Inventário

-Definição de regras a trabalhar junto dos fornecedores e de regras de encomendas – como e quando fazer 

Conclusão:

Para cada processo, foram abordadas em sala, normas, boas práticas, introdução de novos comportamentos e rotinas, com recurso a exemplos da empresa, ao que estava a ser feito ou que seria o objetivo no futuro, existindo desta forma um alinhar entre a consultoria e a formação.

Todo este processo, teve por principio uma lógica de melhoria operacional, através da identificação de pontos de intervenção e de possível melhoria, introdução de mecanismos e alterações no terreno que permitiram dotar os processos de robustez e maior fiabilidade.

Escrito por João Palha​, consultor do projeto e membro do conselho consultivo da AIIE

Conselho Consultivo

Conselho Consultivo

Após 5 anos de existência, decidimos constituir e, apresentar, formalmente o nosso Conselho Consultivo composto por profissionais que acreditamos ser um ativo muito importante e com o perfil indicado para ajudar os nossos associados a ultrapassar este momento.
O objetivo base deste CC é garantir às empresas um acompanhamento especializado de profissionais com experiências distintas que vão permitir um acompanhamento multidisciplinar. As áreas de intervenção dos nossos Conselheiros que vão desde o direito e logística até à gestão de grandes empresas com historial de êxito na entrada em vários mercados, vão agora ser uma peça chave nos nossos serviços.

António Cabral Leitão, Food Concept Developer na CL Consulting

O produto, o mercado, a sua implementação fabril e respectivos “savings” operacionais, as redes comerciais corretas, a inovação como factor distintivo.

A MAIS VALIA DA MINHA  EXPERIÊNCIA no CC da AIIE.

Um conselheiro amigo, um expert em inovação e comunicação, um comunicador nato, uma capacidade apurada em ler os mercados e ver as suas reais oportunidades, um motivador.

Qual é a sua área de atuação?

“Food Concept Developer”. Mais de 25 anos de experiência no sector Alimentar. Fundador da PRIMUS empresa premiada com o SABOR do ANO, PRODUTO do ANO e 5 ESTRELAS

Antes como Brand Marketing Manager numa empresa multinacional Belga presente em mais de 90 países, e ainda como Produtc Manager de um prestigiado grupo nacional a SNS – Sociedade Nacional de Sabões – na área dos óleos e margarinas.

Uma experiência industrial rica e diversificada, ainda na Indústria das Tintas, (Dyrup) e da Indústria Química (Quimigal), com um mestrado em “Production Engeenering” pelo LNETI, a permitir-me ter uma boa análise entre a concepção de um produto e a sua implantação fabril. (correta viabilidade).

A minha experiência pode ser potenciada nos vossos 2 serviços de consultoria, MARKETING & COMUNICAÇÃO e COMERCIAL. 

Joaquim Gomes, Diretor Comercial Normax

Aliada a esta função executiva, junto a visão e experiência do que é estar à frente dos destinos de uma média empresa, fabricante, como elemento de uma equipa de gestão que comanda e orienta uma empresa para o futuro.

E esta é uma particularidade muitas vezes esquecida: Não existem ventos favoráveis para quem não sabe para onde vai.

Em gestão não existem fórmulas mágicas, existem sim compromissos, pessoas comprometidas e uma mentalidade de assunção de risco.

Qual é a sua área de atuação?

30 anos de experiência enquanto Diretor Comercial da NORMAX, focado no desenvolvimento dos mercados externos, gestão de equipas de vendas, planeamento e implementação de estratégias internacionais.

Ao assumir o foco no mercado externo, tínhamos uma empresa que vendia para 4 países,  actualmente estamos  em todos os continentes, com mais de 60 países e mais de 400 clientes.

O resultado de um trabalho em equipa, com planos de viagens anuais e feiras selecionadas, com uma comunicação forte, na promoção da marca e nos factores diferenciadores da empresa.

Tendo como estudos base, o curso de gestão de empresas e uma pós-graduação em Estratégias de Exportação, e uma experiência acumulada no contacto directo com diferentes culturas, organizações e filosofias de negociação tão distintas, permite-me estar numa posição privilegiada para apoiar, direcionar e colaborar com empresas que estejam em diferentes fases de exportação ou de internacionalização.

João Palha

De que forma que a sua experiência poderá ser uma mais valia no aconselhamento aos associados AIIE?

Os associados da AIIE, podem encontrar na minha experiência profissional, resposta às questões que tenham sobre logística, passando pelo apoio no “redesenhar de operações, identificação de necessidades formativas, sugestão de WMS que potenciam a capacidade de resposta e cumprem com as actuais exigências do mercado, à procura de um local mais adaptado às suas necessidades, até ao levantamento de dados e desenho de processos inerentes a uma operação logística /gestão de armazém.

Tendo contactado com inúmeras realidades ao longo da minha carreira, principalmente no sector alimentar e de temperatura controlada, considero que esta experiência poderá ajudar os associados da AIIE ligados a este sector.

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Qual é a sua área de atuação?

Consultor e formador com 25 anos de experiência no setor da logística alimentar com destaque para intervenções ao nível organizacional.

Fazendo um caminho evolutivo, passei pela gestão de um único cliente, ou melhor, gestão da operação logística de e para um único cliente até á gestão de plataformas logísticas, multicliente, multi-temperatura e multi-serviço, desde o serviço puro e simples de transporte, ao cross docking à gestão de stocks ou centrais de compras. A gestão e liderança de pessoas, equipas e processos, fizeram parte do meu dia a dia, assim como, o relacionamento comercial e ou institucional.
Esta evolução profissional, no seio de empresas de dimensão multinacional, permitiu
aprender, desenvolver e adaptar soluções direcionadas ao cliente e mercado
português.

Outra vertente da minha carreira, passa pela formação de equipas e colaboradores, em processos, comportamentos e boas práticas, assim como, processos de consultoria em Logística, complementando com uma função de Real Estate Advisor para o sector de Logística e industria.

Jorge Veríssimo

Qual é a sua área de atuação?

Advogado e consultor com 40 anos de experiência na assistência jurídica a diversas empresas nacionais e estrangeiras nomeadamente na área da distribuição e em investimentos que algumas delas fizeram em Portugal, tanto adquirindo posições no capital de outras sociedades como no ramo imobiliário.

Estou, assim, disponível para prestar aconselhamento jurídico aos associados da AIIE, com recurso à minha rede de contactos internacionais quando o entenderem necessário.

A AIIE apoia empresas portuguesas em missões e feiras empresariais.

A AIIE apoia empresas portuguesas em missões e feiras empresariais. 

Em 2018, fomos até à Feira Multisectorial Portugal Expo no Luxemburgo onde levámos 6 micro e pequenas empresas dos Municípios de Torres Vedras e Alenquer para representar a marca “European Cities of Wine”.  Promovemos os vinhos da região e os famosos pastéis de feijão de Torres Vedras. 

A AIIE promove as marcas nacionais em feiras internacionais de duas formas: 

1. acompanhamento durante todo o processo ao lado do representante da empresa

2. apresentação do produto por parte da equipa AIIE

Para mais informações: geral@aiie.pt

Feira Luxemburgo AIIE
Feira de Luxemburgo AIIE

Pós-Graduação Internacionalização

No âmbito da Parceria Estratégica de Capacitação Estruturalmente Sustentável (PECES), lançamos a 1ª Edição da Pós-Graduação em Internacionalização totalmente online com a Corporate Business School (CBS) em Moçambique.

A internacionalização é uma alternativa real para os negócios em tempos de instabilidade e de mudança. A necessidade de procurar novas oportunidades e diversificar riscos é imprescindível para aqueles que pretendem fazer crescer o seu negócio.  

Este curso vai ter início no dia 05 de Fevereiro de 2021 e dispõe de formadores com vasta experiência na área.

Objetivos:

  • Compreender todas as etapas envolvidas no processo de internacionalização / exportação, desde a definição de estratégia até à sua concretização;
  • Adquirir competências de negociação e comunicação no contexto internacional;
  • Adquirir competências técnicas de gestão, fiscalidade e logística aplicadas à realidade internacional.

Destinatários:

  • Estudantes,
  • Empresários com interesse na internacionalização,
  • Quadros técnicos de empresas,
  • Gestores,
  • Empreendedores que desejam seguir carreiras internacionais.

Quem estiver em Moçambique e quiser ter uma formação inovadora, não perca a oportunidade!

Faça sua pré-inscrição e reserva sua vaga através do link https://forms.gle/deqE47uqMFEYNJiH7

Informações adicionais são sempre esclarecidas por e-mail 
lourenco.dias@cbs-school.com  ou +258 82 3919 280 / 84 0649 792 / 84 0659 414

Parceria Institucional – AIIE & Isla Leiria

Este protocolo estabelece uma parceria com vista a assegurar a promoção de iniciativas e a realização de acções conjuntas. 

A AIIE juntamente com o Isla Leiria, avançam com 2 Pós-graduações: Inteligência para a Internacionalização e Power Skills.

Torne-se associado e obtenha -15% de desconto em qualquer uma das Pós-graduações. Estes benefícios são extensíveis aos cônjuges e filhos dos nossos associados e colaboradores.

Entrevista AIIE à Revista Pontos de Vista

“A exportação é, portanto, tanto uma necessidade como oportunidade. Uma necessidade porque precisamos dela para potencializar a nossa atividade, uma oportunidade porque surge como alternativa para diversificarmos os riscos a que estamos expostos e diminuir dependências.”

Dulce Forte, Presidente da Associação e Beatriz Dias, Analista de Mercados Internacionais, foram recentemente entrevistadas na Revista Pontos de Vista sobre o porquê de se posicionarem como o ´braço direito para a internacionalização´ e como se adaptaram à nova realidade gerada pelo Covid. 

Artigo de opinião a Dulce Forte na revista Valor Magazine

O Propósito: O que nos faz acordar?

“O que nos faz acordar todos os dias e consequentemente o que nos traz satisfação pessoal, colocando em segundo plano, muitas vezes, a realização monetária? E se formos mais além e questionarmos qual o propósito das organizações e o que as move além do lucro?”

Dulce Forte, cofundadora e presidente da Associação Internacionalização e Inteligência Económica  foi entrevistada pela revista Valor Magazine.

 Ao longo da sua vida profissional sempre se interessou por criar e desenvolver ideias e
projetos novos.

Hoje, mais do que nunca, sente que o seu propósito de vida está a ser concretizado ajudando as pessoas a realizar os seus sonhos pessoais e profissionais.

 

Webinar: Comunicação Interpessoal no Contexto de Internacionalização

Em parceria com o ISLA Leiria, a AIIE  promove no dia 24 de Junho o Webinar Comunicação Interpessoal no Contexto de Internacionalização, com um painel de oradores especialistas,  incidindo num debate sobre a importância da internacionalização e da comunicação como instrumento potencializador para o crescimento do negócio

Os Temas a abordar:

  • O papel da internacionalização na atual conjuntura- Dra. Dulce Forte.
  • Estratégias de internacionalização- Dr. Pedro Neto.
  • Modelo Estilos de Comunicação Interpessoal (ECI): apresentação do modelo e a importância do Perfil de Estilo Interpessoal nos processos de internacionalização -Miguel Portugal. 
  • Comunicação e suas diferenças em contextos distintos:  Portugal- Perú- Brasil – Carlos Díaz-Scharff, Paulo Chong.
  • Debate.

Não perca a oportunidade de assistir através da plataforma ZOOM, no dia 24 de Junho pelas 18h. As inscrições são gratuitas mas obrigatórias.

Inscreva-se aqui

Mosaico de Internacionalização- A nova ferramenta inovadora da AIIE

Atenta às transformações do mercado e acompanhando a atual conjuntura, a AIIE – Associação para a Internacionalização e Inteligência  Económica, como associação empresarial cuja missão é apoiar as empresas nos seus processos de internacionalização e exportação, deu início à sua própria transformação digital desenvolvendo uma série de serviços que visam satisfazer as necessidades dos seus associados.

Com um caráter inovador e atual apostamos na desmaterialização dos negócios, das suas marcas e produtos, nas vertentes de internacionalização e exportação. Esta transformação digital visa aproximar as empresas e os seus produtos e serviços dos mercados externos onde se pretendem posicionar como se estivessem presencialmente no mercado numa abordagem de Cliente para Cliente

A AIIE desenvolveu uma metodologia inovadora de abordagem aos mercados internacionais denominada Mosaico da Internacionalização de que falarei a seguir.O Mosaico da Internacionalização pretende agregar num conceito modular os serviços que a AIIE presta às empresas associadas. Partindo de uma plataforma disponível no nosso website as empresas poderão diagnosticar o ponto onde se encontram no que diz respeito ao seu processo de internacionalização e partir daí para os passos seguintes.

Este conceito inovador no mercado permite que a empresa após efetuar um primeiro diagnóstico construa um plano de internacionalização à sua medida conjugando para isso os diversos módulos que fazem parte do mosaico. Por exemplo uma empresa que pretenda internacionalizar para um determinado mercado pode conjugar o módulo dos estudos de mercado internacionais com a obtenção de financiamento para o efeito que pode ser o módulo de financiamento bancário ou módulo de fundos comunitários, fundo perdido ou ambos

Como podem verificar este conceito modular permite construir orçamentos flexíveis adaptados a cada cliente e que respondam às necessidades específicas no momento em que a empresa se encontra perante a decisão de internacionalizar ou avaliar o seu processo de internacionalização.Seja qual for o contexto do processo em que se encontra a empresa ao nível da sua internacionalização a mesma encontrará respostas no mosaico da internacionalização da AIIE que podem estar num único módulo ou na agregação de vários módulos. Como já referi todo este mosaico funciona numa plataforma alojada no website da AIIE onde está também alojado o nosso Marketplace, também ele integrado como um dos serviços disponibilizados através deste mosaico.

A este “hipermercado” virtual as empresas poderão aceder por via direta e indireta: no primeiro caso as suas lojas online estarão alojadas no nosso espaço e no segundo caso haverá uma ligação do Marketplace às lojas já existentes das empresas. Este conceito agregador de produtos e serviços permitirá às empresas e aos seus produtos estarem disponíveis num mercado mais alargado e serem encontrados através dos diversos canais de comunicação que a AIIE utiliza na sua atividade e que disponibiliza às empresas aderentes. 

Para além destes dois módulos que potenciam a vertente da transformação digital e inovação para o negócio da empresa, existe também o módulo da comunicação e imagem onde as empresas poderão adquirir serviços relacionados com a produção audiovisual de peças de comunicação para as suas marcas e produtos e também na componente institucional, bem como outros serviços relacionados com comunicação digital, um dos fatores chave nos processos de internacionalização neste tempo em que vivemos e decorrente de todas as mudanças que o mesmo impõe a mercados, empresas e pessoas.

O Mosaico da Internacionalização da AIIE agora apresentado é como disse anteriormente uma ferramenta inovadora das empresas construírem o seu plano de internacionalização sem terem que adquirir serviços que não sejam relevantes para a fase em que se encontra o seu negócio.

Para que possam ter acesso a mais informação sobre o mosaico da internacionalização e outros serviços prestados pela AIIE, deixo agora os nossos contatos esperando que a sua empresa possa ser mais um dos nossos associados a crescer além fronteiras com o apoio da AIIE. 

Muito Obrigada!!

 

Feiras de Casamento – Estrasburgo e Luxemburgo

Le Grand Salon Du Mariage Strasbourg 2020

Estrasburgo, França  3 e 4 de Outubro

O valor inclui:

  • Stand de 6m2
  • Voo Lisboa-Estrasburgo (dia 2 Outubro) – Estrasburgo-Lisboa (dia 5 Outubro)
  • Transfer do aeroporto para o hotel 
  • Estadia de 3 noites em hotel com pequeno almoço incluído a 10 minutos do centro de exposições.          

Valor total em quarto individual: 3000€ 

Valor total em quarto duplo: 2800€

Salon Du Mariage Luxembourg 2020

Luxemburgo, Luxemburgo 

13 a 15 Novembro 

O valor inclui:

  • Stand de 6m2 
  • Voo Lisboa-Luxemburgo (dia 12 Novembro), Luxemburgo-Lisboa (dia 16 Novembro)
  • Transfer do aeroporto para o hotel 
  • Estadia de 4 noites em hotel com pequeno almoço incluído.

Valor total em quarto individual: 3000€ 

Valor total em quarto duplo: 2800€ 

Ao participar nas duas feiras terá a oportunidade de ter um desconto de 15%

Com o desconto de participação nas duas feiras: 

Valor total quarto individual

 5100€

Valor total quarto duplo

4760 €

Existe ainda a possibilidade de não haver deslocação e a AIIE representar a sua marca na feira o que terá um custo de 750€ . Também nesta modalidade, se optar por ter representação em ambas as feiras, terá um desconto de 15%. 

Deseja participar nas maiores feiras de casamento da Europa?

3 e 4 de Outubro | eSTRASBURGO 

13 a 15 de NOVEMBRO | lUXEMBURGO