Conselho Consultivo

Conselho Consultivo

Após 5 anos de existência, decidimos constituir e, apresentar, formalmente o nosso Conselho Consultivo composto por profissionais que acreditamos ser um ativo muito importante e com o perfil indicado para ajudar os nossos associados a ultrapassar este momento.
O objetivo base deste CC é garantir às empresas um acompanhamento especializado de profissionais com experiências distintas que vão permitir um acompanhamento multidisciplinar. As áreas de intervenção dos nossos Conselheiros que vão desde o direito e logística até à gestão de grandes empresas com historial de êxito na entrada em vários mercados, vão agora ser uma peça chave nos nossos serviços.

António Cabral Leitão, Food Concept Developer na CL Consulting

O produto, o mercado, a sua implementação fabril e respectivos “savings” operacionais, as redes comerciais corretas, a inovação como factor distintivo.

A MAIS VALIA DA MINHA  EXPERIÊNCIA no CC da AIIE.

Um conselheiro amigo, um expert em inovação e comunicação, um comunicador nato, uma capacidade apurada em ler os mercados e ver as suas reais oportunidades, um motivador.

Qual é a sua área de atuação?

“Food Concept Developer”. Mais de 25 anos de experiência no sector Alimentar. Fundador da PRIMUS empresa premiada com o SABOR do ANO, PRODUTO do ANO e 5 ESTRELAS

Antes como Brand Marketing Manager numa empresa multinacional Belga presente em mais de 90 países, e ainda como Produtc Manager de um prestigiado grupo nacional a SNS – Sociedade Nacional de Sabões – na área dos óleos e margarinas.

Uma experiência industrial rica e diversificada, ainda na Indústria das Tintas, (Dyrup) e da Indústria Química (Quimigal), com um mestrado em “Production Engeenering” pelo LNETI, a permitir-me ter uma boa análise entre a concepção de um produto e a sua implantação fabril. (correta viabilidade).

A minha experiência pode ser potenciada nos vossos 2 serviços de consultoria, MARKETING & COMUNICAÇÃO e COMERCIAL. 

Joaquim Gomes, Diretor Comercial Normax

Aliada a esta função executiva, junto a visão e experiência do que é estar à frente dos destinos de uma média empresa, fabricante, como elemento de uma equipa de gestão que comanda e orienta uma empresa para o futuro.

E esta é uma particularidade muitas vezes esquecida: Não existem ventos favoráveis para quem não sabe para onde vai.

Em gestão não existem fórmulas mágicas, existem sim compromissos, pessoas comprometidas e uma mentalidade de assunção de risco.

Qual é a sua área de atuação?

30 anos de experiência enquanto Diretor Comercial da NORMAX, focado no desenvolvimento dos mercados externos, gestão de equipas de vendas, planeamento e implementação de estratégias internacionais.

Ao assumir o foco no mercado externo, tínhamos uma empresa que vendia para 4 países,  actualmente estamos  em todos os continentes, com mais de 60 países e mais de 400 clientes.

O resultado de um trabalho em equipa, com planos de viagens anuais e feiras selecionadas, com uma comunicação forte, na promoção da marca e nos factores diferenciadores da empresa.

Tendo como estudos base, o curso de gestão de empresas e uma pós-graduação em Estratégias de Exportação, e uma experiência acumulada no contacto directo com diferentes culturas, organizações e filosofias de negociação tão distintas, permite-me estar numa posição privilegiada para apoiar, direcionar e colaborar com empresas que estejam em diferentes fases de exportação ou de internacionalização.

João Palha

De que forma que a sua experiência poderá ser uma mais valia no aconselhamento aos associados AIIE?

Os associados da AIIE, podem encontrar na minha experiência profissional, resposta às questões que tenham sobre logística, passando pelo apoio no “redesenhar de operações, identificação de necessidades formativas, sugestão de WMS que potenciam a capacidade de resposta e cumprem com as actuais exigências do mercado, à procura de um local mais adaptado às suas necessidades, até ao levantamento de dados e desenho de processos inerentes a uma operação logística /gestão de armazém.

Tendo contactado com inúmeras realidades ao longo da minha carreira, principalmente no sector alimentar e de temperatura controlada, considero que esta experiência poderá ajudar os associados da AIIE ligados a este sector.

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Qual é a sua área de atuação?

Consultor e formador com 25 anos de experiência no setor da logística alimentar com destaque para intervenções ao nível organizacional.

Fazendo um caminho evolutivo, passei pela gestão de um único cliente, ou melhor, gestão da operação logística de e para um único cliente até á gestão de plataformas logísticas, multicliente, multi-temperatura e multi-serviço, desde o serviço puro e simples de transporte, ao cross docking à gestão de stocks ou centrais de compras. A gestão e liderança de pessoas, equipas e processos, fizeram parte do meu dia a dia, assim como, o relacionamento comercial e ou institucional.
Esta evolução profissional, no seio de empresas de dimensão multinacional, permitiu
aprender, desenvolver e adaptar soluções direcionadas ao cliente e mercado
português.

Outra vertente da minha carreira, passa pela formação de equipas e colaboradores, em processos, comportamentos e boas práticas, assim como, processos de consultoria em Logística, complementando com uma função de Real Estate Advisor para o sector de Logística e industria.

Jorge Veríssimo

Qual é a sua área de atuação?

Advogado e consultor com 40 anos de experiência na assistência jurídica a diversas empresas nacionais e estrangeiras nomeadamente na área da distribuição e em investimentos que algumas delas fizeram em Portugal, tanto adquirindo posições no capital de outras sociedades como no ramo imobiliário.

Estou, assim, disponível para prestar aconselhamento jurídico aos associados da AIIE, com recurso à minha rede de contactos internacionais quando o entenderem necessário.

A AIIE apoia empresas portuguesas em missões e feiras empresariais.

A AIIE apoia empresas portuguesas em missões e feiras empresariais. 

Em 2018, fomos até à Feira Multisectorial Portugal Expo no Luxemburgo onde levámos 6 micro e pequenas empresas dos Municípios de Torres Vedras e Alenquer para representar a marca “European Cities of Wine”.  Promovemos os vinhos da região e os famosos pastéis de feijão de Torres Vedras. 

A AIIE promove as marcas nacionais em feiras internacionais de duas formas: 

1. acompanhamento durante todo o processo ao lado do representante da empresa

2. apresentação do produto por parte da equipa AIIE

Para mais informações: geral@aiie.pt

Feira Luxemburgo AIIE
Feira de Luxemburgo AIIE

Pós-Graduação Internacionalização

No âmbito da Parceria Estratégica de Capacitação Estruturalmente Sustentável (PECES), lançamos a 1ª Edição da Pós-Graduação em Internacionalização totalmente online com a Corporate Business School (CBS) em Moçambique.

A internacionalização é uma alternativa real para os negócios em tempos de instabilidade e de mudança. A necessidade de procurar novas oportunidades e diversificar riscos é imprescindível para aqueles que pretendem fazer crescer o seu negócio.  

Este curso vai ter início no dia 05 de Fevereiro de 2021 e dispõe de formadores com vasta experiência na área.

Objetivos:

  • Compreender todas as etapas envolvidas no processo de internacionalização / exportação, desde a definição de estratégia até à sua concretização;
  • Adquirir competências de negociação e comunicação no contexto internacional;
  • Adquirir competências técnicas de gestão, fiscalidade e logística aplicadas à realidade internacional.

Destinatários:

  • Estudantes,
  • Empresários com interesse na internacionalização,
  • Quadros técnicos de empresas,
  • Gestores,
  • Empreendedores que desejam seguir carreiras internacionais.

Quem estiver em Moçambique e quiser ter uma formação inovadora, não perca a oportunidade!

Faça sua pré-inscrição e reserva sua vaga através do link https://forms.gle/deqE47uqMFEYNJiH7

Informações adicionais são sempre esclarecidas por e-mail 
lourenco.dias@cbs-school.com  ou +258 82 3919 280 / 84 0649 792 / 84 0659 414

Parceria Institucional – AIIE & Isla Leiria

Este protocolo estabelece uma parceria com vista a assegurar a promoção de iniciativas e a realização de acções conjuntas. 

A AIIE juntamente com o Isla Leiria, avançam com 2 Pós-graduações: Inteligência para a Internacionalização e Power Skills.

Torne-se associado e obtenha -15% de desconto em qualquer uma das Pós-graduações. Estes benefícios são extensíveis aos cônjuges e filhos dos nossos associados e colaboradores.

Entrevista AIIE à Revista Pontos de Vista

“A exportação é, portanto, tanto uma necessidade como oportunidade. Uma necessidade porque precisamos dela para potencializar a nossa atividade, uma oportunidade porque surge como alternativa para diversificarmos os riscos a que estamos expostos e diminuir dependências.”

Dulce Forte, Presidente da Associação e Beatriz Dias, Analista de Mercados Internacionais, foram recentemente entrevistadas na Revista Pontos de Vista sobre o porquê de se posicionarem como o ´braço direito para a internacionalização´ e como se adaptaram à nova realidade gerada pelo Covid. 

Artigo de opinião a Dulce Forte na revista Valor Magazine

O Propósito: O que nos faz acordar?

“O que nos faz acordar todos os dias e consequentemente o que nos traz satisfação pessoal, colocando em segundo plano, muitas vezes, a realização monetária? E se formos mais além e questionarmos qual o propósito das organizações e o que as move além do lucro?”

Dulce Forte, cofundadora e presidente da Associação Internacionalização e Inteligência Económica  foi entrevistada pela revista Valor Magazine.

 Ao longo da sua vida profissional sempre se interessou por criar e desenvolver ideias e
projetos novos.

Hoje, mais do que nunca, sente que o seu propósito de vida está a ser concretizado ajudando as pessoas a realizar os seus sonhos pessoais e profissionais.

 

Webinar: Comunicação Interpessoal no Contexto de Internacionalização

Em parceria com o ISLA Leiria, a AIIE  promove no dia 24 de Junho o Webinar Comunicação Interpessoal no Contexto de Internacionalização, com um painel de oradores especialistas,  incidindo num debate sobre a importância da internacionalização e da comunicação como instrumento potencializador para o crescimento do negócio

Os Temas a abordar:

  • O papel da internacionalização na atual conjuntura- Dra. Dulce Forte.
  • Estratégias de internacionalização- Dr. Pedro Neto.
  • Modelo Estilos de Comunicação Interpessoal (ECI): apresentação do modelo e a importância do Perfil de Estilo Interpessoal nos processos de internacionalização -Miguel Portugal. 
  • Comunicação e suas diferenças em contextos distintos:  Portugal- Perú- Brasil – Carlos Díaz-Scharff, Paulo Chong.
  • Debate.

Não perca a oportunidade de assistir através da plataforma ZOOM, no dia 24 de Junho pelas 18h. As inscrições são gratuitas mas obrigatórias.

Inscreva-se aqui

Mosaico de Internacionalização- A nova ferramenta inovadora da AIIE

Atenta às transformações do mercado e acompanhando a atual conjuntura, a AIIE – Associação para a Internacionalização e Inteligência  Económica, como associação empresarial cuja missão é apoiar as empresas nos seus processos de internacionalização e exportação, deu início à sua própria transformação digital desenvolvendo uma série de serviços que visam satisfazer as necessidades dos seus associados.

Com um caráter inovador e atual apostamos na desmaterialização dos negócios, das suas marcas e produtos, nas vertentes de internacionalização e exportação. Esta transformação digital visa aproximar as empresas e os seus produtos e serviços dos mercados externos onde se pretendem posicionar como se estivessem presencialmente no mercado numa abordagem de Cliente para Cliente

A AIIE desenvolveu uma metodologia inovadora de abordagem aos mercados internacionais denominada Mosaico da Internacionalização de que falarei a seguir.O Mosaico da Internacionalização pretende agregar num conceito modular os serviços que a AIIE presta às empresas associadas. Partindo de uma plataforma disponível no nosso website as empresas poderão diagnosticar o ponto onde se encontram no que diz respeito ao seu processo de internacionalização e partir daí para os passos seguintes.

Este conceito inovador no mercado permite que a empresa após efetuar um primeiro diagnóstico construa um plano de internacionalização à sua medida conjugando para isso os diversos módulos que fazem parte do mosaico. Por exemplo uma empresa que pretenda internacionalizar para um determinado mercado pode conjugar o módulo dos estudos de mercado internacionais com a obtenção de financiamento para o efeito que pode ser o módulo de financiamento bancário ou módulo de fundos comunitários, fundo perdido ou ambos

Como podem verificar este conceito modular permite construir orçamentos flexíveis adaptados a cada cliente e que respondam às necessidades específicas no momento em que a empresa se encontra perante a decisão de internacionalizar ou avaliar o seu processo de internacionalização.Seja qual for o contexto do processo em que se encontra a empresa ao nível da sua internacionalização a mesma encontrará respostas no mosaico da internacionalização da AIIE que podem estar num único módulo ou na agregação de vários módulos. Como já referi todo este mosaico funciona numa plataforma alojada no website da AIIE onde está também alojado o nosso Marketplace, também ele integrado como um dos serviços disponibilizados através deste mosaico.

A este “hipermercado” virtual as empresas poderão aceder por via direta e indireta: no primeiro caso as suas lojas online estarão alojadas no nosso espaço e no segundo caso haverá uma ligação do Marketplace às lojas já existentes das empresas. Este conceito agregador de produtos e serviços permitirá às empresas e aos seus produtos estarem disponíveis num mercado mais alargado e serem encontrados através dos diversos canais de comunicação que a AIIE utiliza na sua atividade e que disponibiliza às empresas aderentes. 

Para além destes dois módulos que potenciam a vertente da transformação digital e inovação para o negócio da empresa, existe também o módulo da comunicação e imagem onde as empresas poderão adquirir serviços relacionados com a produção audiovisual de peças de comunicação para as suas marcas e produtos e também na componente institucional, bem como outros serviços relacionados com comunicação digital, um dos fatores chave nos processos de internacionalização neste tempo em que vivemos e decorrente de todas as mudanças que o mesmo impõe a mercados, empresas e pessoas.

O Mosaico da Internacionalização da AIIE agora apresentado é como disse anteriormente uma ferramenta inovadora das empresas construírem o seu plano de internacionalização sem terem que adquirir serviços que não sejam relevantes para a fase em que se encontra o seu negócio.

Para que possam ter acesso a mais informação sobre o mosaico da internacionalização e outros serviços prestados pela AIIE, deixo agora os nossos contatos esperando que a sua empresa possa ser mais um dos nossos associados a crescer além fronteiras com o apoio da AIIE. 

Muito Obrigada!!

 

Feiras de Casamento – Estrasburgo e Luxemburgo

Le Grand Salon Du Mariage Strasbourg 2020

Estrasburgo, França  3 e 4 de Outubro

O valor inclui:

  • Stand de 6m2
  • Voo Lisboa-Estrasburgo (dia 2 Outubro) – Estrasburgo-Lisboa (dia 5 Outubro)
  • Transfer do aeroporto para o hotel 
  • Estadia de 3 noites em hotel com pequeno almoço incluído a 10 minutos do centro de exposições.          

Valor total em quarto individual: 3000€ 

Valor total em quarto duplo: 2800€

Salon Du Mariage Luxembourg 2020

Luxemburgo, Luxemburgo 

13 a 15 Novembro 

O valor inclui:

  • Stand de 6m2 
  • Voo Lisboa-Luxemburgo (dia 12 Novembro), Luxemburgo-Lisboa (dia 16 Novembro)
  • Transfer do aeroporto para o hotel 
  • Estadia de 4 noites em hotel com pequeno almoço incluído.

Valor total em quarto individual: 3000€ 

Valor total em quarto duplo: 2800€ 

Ao participar nas duas feiras terá a oportunidade de ter um desconto de 15%

Com o desconto de participação nas duas feiras: 

Valor total quarto individual

 5100€

Valor total quarto duplo

4760 €

Existe ainda a possibilidade de não haver deslocação e a AIIE representar a sua marca na feira o que terá um custo de 750€ . Também nesta modalidade, se optar por ter representação em ambas as feiras, terá um desconto de 15%. 

Deseja participar nas maiores feiras de casamento da Europa?

3 e 4 de Outubro | eSTRASBURGO 

13 a 15 de NOVEMBRO | lUXEMBURGO

Estudos de Mercado| A visão para o presente e o futuro das empresas

Para desenvolver o seu negócio há determinados passos que são essenciais e que ao serem cumpridos minimizam ou até mesmo evitam futuros erros. Erros estes que se não calculados terão consequências negativas impactantes no seu negócio.

Elaborar um estudo de mercado é um dos pontos essenciais para proteger a sua atividade, sabendo de antemão qual o melhor caminho a ser tomado e a melhor estratégia a ser seguida. 

 

A dualidade oportunidades/ameaças está presente em qualquer setor e mercado onde se atua ou se pretende atuar, ter perceção das suas condicionantes é fulcral e muitas vezes subestimada em muitos negócios

Neste sentido, vivemos num mundo de informação e de dados e cada vez mais é essencial ter acesso a isto de forma fidedigna e transparente. Esta é a primeira premissa de um bom estudo de mercado, e será uma base fundamental para determinar os fatores qualitativos e quantitativos do nosso estudo e que nos permitem, posteriormente, chegar a conclusões relevantes.  O tratamento de dados do público alvo, os concorrentes que iremos encontrar no mercado, a situação socio económica geral e as tendências que se verificam auxiliam-nos a percecionar por um lado, se esse é o melhor mercado para expor os nossos serviços, e por outro qual a melhor forma de o fazer.

Elaborar um diagnóstico do mercado, perceber a capacidade que a sua empresa tem, ou não, para se penetrar no mercado em análise, identificar quem são os consumidores do seu produto, e onde se encontram eles no mercado, são alguns dos passos a serem cumpridos.  É a partir deles que consegue perceber quais as tendências de mercado e a intenção de compra que poderá ser gerada no público alvo. A resposta a estas questões leva-nos à possibilidade de criar uma estratégia, que implica a construção de planos de marketing, e que tornam a abordagem ao mercado mais forte e robusta.

Outro fator importante é testar o nosso produto, isto é, estudar se há concorrência com algo similar ao que vamos comercializar, que preços aplicam e que estratégias utilizam.  A partir destes indicadores percecionamos se o público tem necessidade do nosso produto ou se o teremos de reinventar ou até mesmo desistir desse mercado. O principal objetivo é perceber a procura do nosso produto uma vez que será isto a ditar uma maior ou menor probabilidade do nosso negócio ser bem sucedido.

 

Algumas das perguntas que devemos ver respondidas no nosso estudo de mercado:

  • Qual é o público-alvo a ser estudado?
  • Quais as necessidades, interesses e preferências dos diferentes grupos de consumidores?
  • Quem são os concorrentes e como têm eles feito o seu trabalho?
  • Quais as ameaças/barreiras que podem dificultar o sucesso do seu negócio?
  • Quais as leis, normas técnicas e questões burocráticas envolvidas?

Por acréscimo, a definição dos parâmetros que queremos analisar bem como a estipulação de critérios uniformes torna mais fácil comparar diferentes mercados e públicos.

A AIIE presta serviço de consultoria comercial e conta na sua equipa com consultores especializados no planeamento estratégico onde umas das suas funções é produzir estudos de mercado. A nossa equipa ajuda-o no processo de prospeção e análise para mitigar os riscos provenientes de uma expansão de mercado e de produtos.

Conte com a AIIE para fazer o seu negócio crescer!