O presente artigo foi escrito por Joaquim Gomes, enquanto Diretor comercial de uma grande empresa que atualmente exporta para todos os continentes para mais de 60 paises e com mais de 400 clientes. Tire as suas dúvidas sobre exportação com quem sabe.
A decisão de exportar deve ser resultado de uma reflexão interna, onde o crescimento da empresa passará por definir estratégias de venda no mercado externo.
Exportar, num sentido muito básico, implica ter conhecimento de algumas variáveis fulcrais:
- Conhecer os produtos mais importantes no consumo internacional, cruzando com as potencialidades da nossa empresa, de modo a focar a oferta.
- Podemos enfrentar a concorrência nos países selecionados?
- Temos capacidade de resposta para alimentar a procura?
- Está a empresa preparada com os recursos humanos e financeiros, com a logística e capacidade de entrega?
- Quanto queremos orçamentar para este investimento?
Quando o produto está identificado, o foco no mercado/país é de extrema importância tendo por base a análise previamente feita.
Após definir um mercado e recolher os seus dados e informação, é importante definir o posicionamento que se pretende ter de forma a evitar ao máximo avanços e recuos no processo.
Todas estas questões, têm de estar refletidas num plano de internacionalização que, no mínimo, deve conter um plano de acção, objectivos, prazos, responsabilidades e orçamento.
Com o plano finalizado, o passo seguinte é colocar em prática.
Para fomentar o aumento de exportações:
Um objectivo transversal a todas as empresas é que se venda de forma regular e crescente. Se já vende para o exterior e pretende aumentar o seu volume de negócios, deve:
- Analisar as medidas estratégicas da empresa.
- Ter presente que o mercado externo apresenta grandes oportunidades de crescimento, mas ter também em conta que a dinâmica de inovação e concorrência são factores que estão em constante mutação.
- Analisar os resultados da empresa, cruzando mercados, produtos e rentabilidade, de modo a identificar produtos estrela e elasticidades de preços.
- Analisar permanentemente as oportunidades de novos mercados de maior potencialidade.
- Conhecer os principais players em cada zona geográfica, de modo a cruzar com as suas vendas e rentabilidades.
Para consolidar a sua presença internacional.
A consolidação internacional pode-se entender por várias vias:
- Vendas regulares e sustentadas.
- Participação em feiras locais.
- Medidas de promoção da marca.
- Presença local a controlar canais de distribuição e/ou consumo.
- Fortalecimento de alianças com empresas locais.
PROGRAMA INTERNACIONAL DE PROMOÇÃO
- Ajudamos na promoção dos seus produtos e serviços
- Facilitamos informação de mercados, potencialidades e concorrência.
- Ajudamos a consolidar mercados.
