Actividade Internacional da AIIE: A sua empresa já exporta? Se não, está preparada?

O presente artigo foi escrito por Joaquim Gomes, enquanto Diretor comercial de uma grande empresa que atualmente exporta para todos os continentes para mais de 60 paises e com mais de 400 clientes. Tire as suas dúvidas sobre exportação com quem sabe.

A decisão de exportar deve ser resultado de uma reflexão interna, onde o crescimento da empresa passará por definir estratégias de venda no mercado externo.

Exportar, num sentido muito básico, implica ter conhecimento de algumas variáveis fulcrais:

  • Conhecer os produtos mais importantes no consumo internacional, cruzando com as potencialidades da nossa empresa, de modo a focar a oferta.
  • Podemos enfrentar a concorrência nos países selecionados?
  • Temos capacidade de resposta para alimentar a procura?
  • Está a empresa preparada com os recursos humanos e financeiros, com a logística e capacidade de entrega?
  • Quanto queremos orçamentar para este investimento?

Quando o produto está identificado, o foco no mercado/país é de extrema importância tendo por base a análise previamente feita.

Após definir um mercado e recolher os seus dados e informação, é importante definir o posicionamento que se pretende ter de forma a evitar ao máximo avanços e recuos no processo.

Todas estas questões, têm de estar refletidas num plano de internacionalização que, no mínimo, deve conter um plano de acção, objectivos, prazos, responsabilidades e orçamento.

Com o plano finalizado, o passo seguinte é colocar em prática.

Para fomentar o aumento de exportações:

Um objectivo transversal a todas as empresas é que se venda de forma regular e crescente. Se já vende para o exterior e pretende aumentar o seu volume de negócios, deve:

  • Analisar as medidas estratégicas da empresa.
  • Ter presente que o mercado externo apresenta grandes oportunidades de crescimento, mas ter também em conta que a dinâmica de inovação e concorrência são factores que estão em constante mutação.
  • Analisar os resultados da empresa, cruzando mercados, produtos e rentabilidade, de modo a identificar produtos estrela e elasticidades de preços.
  • Analisar permanentemente as oportunidades de novos mercados de maior potencialidade.
  • Conhecer os principais players em cada zona geográfica, de modo a cruzar com as suas vendas e rentabilidades.

Para consolidar a sua presença internacional.

 A consolidação internacional pode-se entender por várias vias:

  • Vendas regulares e sustentadas.
  • Participação em feiras locais.
  • Medidas de promoção da marca.
  • Presença local a controlar canais de distribuição e/ou consumo.
  • Fortalecimento de alianças com empresas locais.

PROGRAMA INTERNACIONAL DE PROMOÇÃO

  • Ajudamos na promoção dos seus produtos e serviços
  • Facilitamos informação de mercados, potencialidades e concorrência.
  • Ajudamos a consolidar mercados.
Escrito por Joaquim Gomes​, membro do conselho consultivo da AIIE

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