seascape-2444029_1280

Move PME

No âmbito da aprovação da candidatura pelo POCI – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, Tipologia de Operação “Move PME” – “candidatura nº POCI-03-3560-FSE-000387”, a AIIE– Associação Internacionalização e Inteligência Económica irá desenvolver um conjunto de intervenções de consultoria e formação em empresas.

Aviso: POCI-60-2016-07

Projeto nº: POCI-03-3560-FSE-000387
Programa Operacional: Programa Operacional Competitividade e Internacionalização
Fundo: FSE – Fundo Social Europeu
Eixo Prioritário: Promoção e sustentabilidade e da qualidade do emprego
Objetivo temático: Promoção e sustentabilidade e da qualidade do emprego e apoiar a mobilidade laboral
Prioridade de Investimento: Adaptação dos trabalhadores, das empresas e dos empresários à mudança
Tipologia da Operação: Move PME
Organismo Intermédio: AIP-CCI – Associação Industrial Portuguesa – Câmara de Comércio e Indústria

Financiamento Aprovado: 415.402,37€
Financiamento Público: 191.949,63€

O presente projeto poderá ser desenvolvido nas regiões Norte, Centro e Alentejo.

O Programa de Formação-Ação tem como objetivo intensificar a formação dos empresários e gestores para a reorganização e melhoria das capacidades de gestão, assim como dos trabalhadores das empresas apoiadas em temáticas associadas à inovação e à mudança, através de:

  • Aumento da qualificação específica dos trabalhadores em domínios relevantes para a estratégia de inovação, internacionalização e modernização das empresas,
  • Aumento das capacidades de gestão das empresas para encetar processos de mudança e inovação,
  • Promoção de ações de dinamização e sensibilização para a mudança e intercâmbio de boas práticas.
  • Implementação de Sistemas de Gestão (Qualidade, Ambiente, SST, Inovação ou outros)

Objetivos gerais: Preparar as empresas para a Certificação, segundo referências normativos nacionais e/ou internacionais. Otimizar processos, reduzindo não conformidades e ineficiências. Aumentar a visibilidade das empresas e credibilizar a sua atuação junto dos stakeholders.

Público-alvo: Micro, pequenas e médias Empresas, produtoras de bens ou serviços transacionáveis e/ou internacionalizáveis ou que contribuam para a cadeia de valor dos mesmos, que visem a sua certificação futura

  •  Economia digital e Tecnologias de Informação e Comunicação

Objetivos gerais: Incluir as tecnologias digitais no quotidiano das empresas; Inovar na forma de comunicar e no acesso à informação dos stakeholders; Reforçar o posicionamento e notoriedade das empresas à escala global (Universo web).

Público-alvo: Micro, pequenas e médias Empresas, produtoras de bens ou serviços transacionáveis e/ou internacionalizáveis ou que contribuam para a cadeia de valor dos mesmos, que pretendem aumentar a sua competitividade através da utilização de ferramentas sofisticadas de informação e comunicação, para ampliação da sua presença em mercados digitais.

A formação-ação é uma intervenção com aprendizagem em contexto organizacional e que mobiliza e internaliza competências com vista à prossecução de resultados suportados por uma determinada estratégia de mudança empresarial. Os tempos de formação e de ação surgem sobrepostos e a aprendizagem vai sendo construída através do desenvolvimento das interações orientadas para os saberes-fazer técnicos e relacionais.

Trata-se de uma metodologia que implica a mobilização em alternância das vertentes de formação (em sala) e de consultoria (on the job).

  • Certificação PME
  • Registo e autenticação no Balcão 2020
  • Contabilidade organizada
  • Situação regularizada face à Segurança Social e Administração Fiscal
  • Situação regularizada com entidades gestoras de incentivos no âmbito dos Fundos Estruturais e de Investimento
  • Poderem legalmente exercer a atividade (licenciamentos, alvarás, outros…)
  • Não ser considerada “empresa em dificuldade” de acordo com a definição prevista no artº 2 do Regulamento CE no 651/2014
  • Apresentar situação líquida positiva relativamente ao último exercício económico encerrado
  • Não se encontrar sujeita a uma injunção de recuperação, ainda pendente, conforme previsto na alínea a) do nº 4 artº 1º do Regulamento EU nº 651/2014
  • Não ter salários em atraso

Caso pretenda que a sua empresa integre este projeto poderá manifestar o seu interesse e obter mais informações através dos contactos da AIIE:

  • Telemóvel: 965 062 276
  • Email: geral@aiie.pt