Estudos de Mercado| A visão para o presente e o futuro das empresas

Para desenvolver o seu negócio há determinados passos que são essenciais e que ao serem cumpridos minimizam ou até mesmo evitam futuros erros. Erros estes que se não calculados terão consequências negativas impactantes no seu negócio.

Elaborar um estudo de mercado é um dos pontos essenciais para proteger a sua atividade, sabendo de antemão qual o melhor caminho a ser tomado e a melhor estratégia a ser seguida. 

 

A dualidade oportunidades/ameaças está presente em qualquer setor e mercado onde se atua ou se pretende atuar, ter perceção das suas condicionantes é fulcral e muitas vezes subestimada em muitos negócios

Neste sentido, vivemos num mundo de informação e de dados e cada vez mais é essencial ter acesso a isto de forma fidedigna e transparente. Esta é a primeira premissa de um bom estudo de mercado, e será uma base fundamental para determinar os fatores qualitativos e quantitativos do nosso estudo e que nos permitem, posteriormente, chegar a conclusões relevantes.  O tratamento de dados do público alvo, os concorrentes que iremos encontrar no mercado, a situação socio económica geral e as tendências que se verificam auxiliam-nos a percecionar por um lado, se esse é o melhor mercado para expor os nossos serviços, e por outro qual a melhor forma de o fazer.

Elaborar um diagnóstico do mercado, perceber a capacidade que a sua empresa tem, ou não, para se penetrar no mercado em análise, identificar quem são os consumidores do seu produto, e onde se encontram eles no mercado, são alguns dos passos a serem cumpridos.  É a partir deles que consegue perceber quais as tendências de mercado e a intenção de compra que poderá ser gerada no público alvo. A resposta a estas questões leva-nos à possibilidade de criar uma estratégia, que implica a construção de planos de marketing, e que tornam a abordagem ao mercado mais forte e robusta.

Outro fator importante é testar o nosso produto, isto é, estudar se há concorrência com algo similar ao que vamos comercializar, que preços aplicam e que estratégias utilizam.  A partir destes indicadores percecionamos se o público tem necessidade do nosso produto ou se o teremos de reinventar ou até mesmo desistir desse mercado. O principal objetivo é perceber a procura do nosso produto uma vez que será isto a ditar uma maior ou menor probabilidade do nosso negócio ser bem sucedido.

 

Algumas das perguntas que devemos ver respondidas no nosso estudo de mercado:

  • Qual é o público-alvo a ser estudado?
  • Quais as necessidades, interesses e preferências dos diferentes grupos de consumidores?
  • Quem são os concorrentes e como têm eles feito o seu trabalho?
  • Quais as ameaças/barreiras que podem dificultar o sucesso do seu negócio?
  • Quais as leis, normas técnicas e questões burocráticas envolvidas?

Por acréscimo, a definição dos parâmetros que queremos analisar bem como a estipulação de critérios uniformes torna mais fácil comparar diferentes mercados e públicos.

A AIIE presta serviço de consultoria comercial e conta na sua equipa com consultores especializados no planeamento estratégico onde umas das suas funções é produzir estudos de mercado. A nossa equipa ajuda-o no processo de prospeção e análise para mitigar os riscos provenientes de uma expansão de mercado e de produtos.

Conte com a AIIE para fazer o seu negócio crescer!

Formação: O Investimento para o Sucesso Profissional

É tempo de aproveitar as tecnologias digitais para suprir a distância física que estes dias nos obrigam a manter.  Este é um momento onde podemos aproveitar para investir em nós e naqueles que estão à nossa responsabilidade, construindo ferramentas para que este futuro incerto possa ser lidado de forma mais consciente e qualificada. Por essa razão, e mesmo num contexto de pandemia, é fulcral contribuir para a qualificação dos cidadãos. E para isso porque não tirar proveito das plataformas digitais?

Empresas:

Uma empresa que está disposta a investir na formação dos seus trabalhadores, demonstra um espírito de compromisso que, para além de se reverter numa vantagem competitiva, aumenta as hipóteses de captar os seus colaboradores e construir um sentimento de visão comum. Ao ter como mote a valorização da qualificação dos seus trabalhadores, a empresa mostra os valores pelo qual se rege e o nível que deseja manter. Desta forma, a formação pode ser um instrumento de luta contra a baixa produtividade, e pode contribuir para uma especialização mais técnica e personalizada face ao cargo desempenhado por cada trabalhador.

Nos dias de hoje, a necessidade de mudança e adaptação é gigante pelo que é imperativo que constantemente sejam feitas avaliações e se perceba onde é que se deve investir. Em acréscimo, nunca houve tanta informação útil de que nos pudéssemos aproveitar de forma benéfica, e que contribuísse para aumentar a nossa competitividade e a consequente posição da nossa empresa no mercado.

“Se você acha que investir em educação custa caro, experimente o custo da ignorância”.Frase de Derek Bok, ex-presidente da Universidade de Harvard.

 

Indivíduos:

Enquanto indivíduos, a nossa qualificação acrescenta-nos valor e é um elemento diferenciador aquando momentos de comparação e oportunidades profissionais. Se numa primeira fase, a aposta na nossa formação pode potencializar a nossa inserção profissional, posteriormente, permite-nos alcançar um melhor cargo ou o emprego que efetivamente queremos. É preciso, portanto, quebrar a falsa ideia de que a formação acaba no momento em que entramos para o mercado de trabalho. É necessário percecionar este fator como uma necessidade constante, com utilidade e importância.

Alguns benefícios:

  • Neste contexto, o e-learning é uma ferramenta útil para formação de indivíduos de forma rápida e eficaz.  Enquanto empresa, por exemplo, não precisa de ter um grupo de trabalhadores parado, ao mesmo tempo, a presenciar uma aula. Isto permite que reduza custos e mantenha a produtividade, sem por isso menosprezar algo tão importante.  
  • O facto de as plataformas incluírem testes, permite aos alunos personalizá-los e definir quais os pontos onde desejam focar a sua avaliação, o que tem como resultado a obtenção de resultados futuros melhores e mais concretos.  Isto permite que cada aluno direcione a sua atenção para os assuntos onde tem maiores dúvidas, e que a aprendizagem seja feita ao ritmo de cada um.  Há uma rentabilidade de tempo, atenção e dinheiro.
  • A par da mudança constante que mencionámos anteriormente, uma das vantagens do e-learning é a possibilidade de rápida atualização dos conteúdos, colmatando erros ou enganos.

Dispender dinheiro em formações deverá cada vez mais deixar de ser percecionado como um custo para passar a ser encarado como um investimento que, mais tarde ou mais cedo, terá o seu retorno.

 A AIIE Associação Internacionalização e Inteligência Económica integra na sua equipa consultores e formadores em várias áreas que podem trabalhar ao seu lado para torná-lo a si ou às suas equipas melhores profissionais.  De igual forma estamos sempre à procura de novas formas de nos reinventarmos. Esteja atento às novidades.

Transformações do Comércio Internacional

O Comércio Internacional é cada vez mais uma arena de luta pelo poder onde os vários players tentam ganhar espaço numa tentativa de superioridade. É uma arma de arremesso político, de embargos e acordos.

Neste contexto, a situação atual marcada pela pandemia COVID 19 abalou o mundo, colocando a dúvida se da crise social se poderia transitar também para uma crise económica à escala mundial. Com a China afetada de forma intensa, as empresas e fábricas do país fecharam colocando em causa a normal manutenção do comércio, resultado de um mundo globalizado e estritamente dependente de cadeias de abastecimento. A falha nas exportações chinesas faz com que alguns países profundamente dependentes dos seus produtos vejam os seus stocks reduzir, e sem perceção de onde podem encontrar fornecedores a preços competitivos. Com as cadeias de abastecimento interrompidas, pode ser uma oportunidade para que os exportadores portugueses entrem em novos mercados, garantindo que de uma situação de crise se criem novas possibilidades de negócio.

E-Commerce: A alternativa eficaz para o crescimento do seu negócio

As vigentes formas de negócio tradicional têm vindo a competir com um comércio eletrónico por natureza rápido, que permite chegar a um leque maior de mercados e variedade de produtos com preços mais competitivos. 

 É neste sentido que o e-commerce ganha uma importância acrescida, com o volume de vendas a aumentar, e que garante aos consumidores acesso a bens e serviços sem grandes obstáculos de tempo e de espaço.

O E-commerce, para além de permitir que o seu produto esteja ao alcance de um maior número de pessoas, é uma plataforma que serve para divulgar o seu negócio possibilitando que um mero observador da página tenha acesso a um leque de informações e feedbacks do produto, aumentando as probabilidades de se transformar  num potencial consumidor. Tem, por isso, a capacidade de aprofundar o relacionamento com o cliente, respondendo de antemão a uma série de dúvidas e questões que, não respondidas, podem contribuir para uma postura de desconfiança ou ceticismo face ao seu produto.  Este ponto tem uma grande relevância numa altura em que os consumidores têm um perfil cada vez mais exigente, curioso, e que procura a melhor relação qualidade/preço.

“Comprar online é uma actividade cada vez mais comum em Portugal, consequência da transformação das formas de comércio tradicional – que obrigou muitas lojas físicas a esforçarem-se para atrair os clientes e modernizar-se.”

Nos dias de hoje, no mundo globalizado em que vivemos, dar destaque a um negócio é sinónimo de colocá-lo online. Para além de impulsionar vendas, possibilita estar em contacto com um público mais vasto, minimizando adversidades e/ou consequências negativas resultantes de tempos de crise. Esta é uma questão essencial que remete para a importância de diversificar os mercados onde o seu negócio atua: ao ter a atividade concentrada em apenas uma área geográfica, a possibilidade de ver as suas estruturas abaladas aquando um momento de crise ou instabilidade torna-se elevada.  Para consolidar o seu negócio, tornando-o forte e preparado para ser resistente a múltiplas problemáticas, a exportação surge como uma solução mais resistente.

A par do já mencionado, a exportação através de E-commerce permite que o seu negócio funcione 24 horas por dia sem qualquer restrição e sem ter de gastar um preço acrescido.  É por estas razões que a tendência para o comércio online mundial é de crescimento. Segundo a Ecommerce Europe, na Europa, a Holanda, Bélgica, Reino Unido, Irlanda, França, Luxemburgo e Alemanha foram as regiões que mais contribuíram para o volume de vendas no ano de 2019.

Segundo a mesma entidade Portugal tem uma taxa de penetração de internet de 75%, dos quais 50% faz compras online. O estudo realizado em 2019 previa ainda um crescimento de 9,73 % do volume de receitas provenientes do comércio online. Em território nacional, para além de haver um maior número de pessoas a comprar online, houve também um aumento do número médio de produtos por compra.

É necessário que as empresas portuguesas observem os indicadores e acompanhem este crescimento e procura da compra online, apostando no desenvolvimento e promoção internacional da sua marca.

A exigência e complexidade do mundo atual pede que surjam novas metodologias nas práticas comerciais, permitindo que outras formas de relacionamento entre os negócios e os consumidores sejam criadas.

Problemática Portuguesa:

Ainda são várias as empresas portuguesas que não estão a tomar medidas para se adaptarem a esta nova presença no mercado. Isto revela um tecido empresarial lento com dificuldades de adaptação e que ao não ser redefinido corre múltiplos problemas.

Outra deficiência é que os sites existentes não têm qualidade suficiente, havendo um grande desinteresse em apostar no investimento da sua inovação.

Porque devo investir numa plataforma E-commerce?

A automatização é cada vez mais uma realidade e é necessário tê-la em conta.

Colocar o meu negócio online permite que perceba melhor quais são as necessidades dos meus clientes, o seu comportamento e preferências. A criação de dados permite que possa estudar o meu público, estipulando campanhas mais personalizadas, com maior probabilidade de gerar “engagement” e consequentemente finalizar vendas.

Como investir?

A AIIE – Associação Internacionalização e Inteligência Económica, inclui na sua equipa consultores com experiência nesta área de intervenção, capazes de o ajudar a definir uma estratégia do zero e direcioná-lo de forma a alcançar os seus objetivos.

Neste sentido, salientamos também as candidaturas a fundos comunitários como uma das formas de financiamento.

No âmbito do Portugal 2020, existem diversos apoios onde a Transformação Digital e o E-commerce têm prioridade. Nestes apoios o objetivo é ajudar as empresas a ter presença na Web e a incrementar as suas vendas pelos canais digitais.

As empresas contam com apoio financeiro para os seguintes investimentos:

  • Criação de lojas online
  • SEO e SEA
  • Criação e distribuição de conteúdos digitais
  • Anúncios publicitários (sites e motores de busca)
  • Web Analytics
  • RH qualificado (máx. 2 pax)

A AIIE – Associação Internacionalização e Inteligência Económica é uma entidade especializada em projetos e candidaturas a fundos comunitários, incluindo no seu portefólio a elaboração de vários projetos do Portugal2020.  

Para mais informações contatar: geral@aiie.pt

Apoio Gratuito para Empresas | Covid-19

Dada a conjuntura socioeconómica e com o objetivo de mitigar os efeitos do Covid-19, a AIIE presta apoio gratuito a todas as empresas que estão a ser afetadas.

Com uma equipa especializada em cada área de apoio, estamos em constante adaptação face às medidas de apoio lançadas.

Deixe o seu pedido no seguinte formulário:

https://forms.gle/WFynExjzcpknDgjM8

Estamos disponíveis para o ajudar!

 

Os prazos de candidatura para o incentivo Internacionalização foram adiados.

O Compete 2020 anunciou novas datas para a fase das candidaturas no Aviso N.º 01/SI/2020 (SI-52-2020-01) que se dirige-se às PME que pretendam desenvolver projetos de investimento que se localizem nas regiões NUTS II do Continente (Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve) e que se enquadrem nos seguintes domínios:

2020-03-20 | Republicação ao Aviso – Novas datas:

  • Fase I – Prioridade E-commerce e Transformação Digital: De 2020/jan/24 a 2020/abr/13
  • Fase II – Prioridade Brexit: Diversificação de Mercados: De 2020/jan/24 a 2020/mai/11
  • Fase III – Prioridade Acelerador de Exportações: De 2020/jan/24 a 2020/jun/08

Medidas de Contenção COVID-19 – Apoio às Empresas

O Governo disponibilizou um conjunto de medidas para as empresas afetadas pelo surto do COVID-19.

Principais Medidas

Linha de Crédito de apoio à tesouraria das empresas de 200 Milhões €

O Governo criou 2 linhas de crédito para as micro, pequenas e médias empresas: Linha de Crédito Capitalizar- "Covid-19 - Fundo de Maneio" Linha de Crédito Capitalizar-Covid 19- Plafond de Tesouraria" disponíveis a partir do dia 12 de Março de 2020, que terão um montante de 200 milhões de Euros, com as seguintes condições: i) plafond máximo de 1,5 milhões de euros por empresa; ii) garantia até 80%, com contragarantia de 100%;
iii) bonificação total da comissão de garantia.

Lay Off simplificado

Apoio extraordinário à manutenção dos contratos de trabalho em empresa em situação de crise empresarial, no valor de 2/3 da renumeração, assegurando a Segurança Social o pagamento de 70% desse valor, sendo o remanescente suportado pela entidade empregadora.

Isenção temporária do pagamento de contribuições para a Segurança Social

Os empregados que beneficiem das medidas previstas tem direito à isenção total de pagamento das contribuições à Segurança Social a cargo da entidade empregadora, relativamente aos trabalhadores abrangidos e membros dos orgãos estatuários durante o período de vigência das mesmas. A isenção reporta-se às contribuições referentes às remunerações relativas aos meses em que a empresa seja beneficiária das medidas. As Entidades empregadoras entregam as declarações de renumerações autónomas relativas aos trabalhadores abrangidos e efetuam o pagamento das respetivas quotizações (taxa de 11% suportada pelo trabalhador)

Entidades empregadoras- envio da/s declaração/ões de isolamento profiliático dos trabalhadores para a Segurança Social

A empresa deve preencher e remeter o modelo disponível no portal da Segurança Social com a identificação de todos os trabalhadores, acompanhando de cópias das declarações emitidas pela Autoridade da Saúde. O modelo e as declarações devem ser entregues através da SSDireta em perfil -> Documentos de prova -> Assunto: COVID-19 -> Escolher e anexar ficheiro-> Breve Descrição , no Campo Texto".

Incentivos destinados a atenuar o impacto do COVID-19

-Apoio da aceleração do pagamento de incentivos, que devem ser liquidados no mais curto prazo possível desde os pedidos apresentados pelas empresas afetadas(até 30 dias), podendo excecionalmente, ser realizados a título de adiantamento.
- Prorrogação por 12 meses do prazo de amortização de subsídios reembolsáveis do QREN e do PT2020 que terminava a 30 de Setembro de 2020.
-Garantia de dedutibilidade das despesas suportadas com eventos internacionais que tenham sido cancelados com razão do COVID-19, desde que comprovadamente suportadas pelos beneficiários no âmbito de projetos aprovados pelo PT2020.
- Garantia de avaliação do impacto da pandemia, após o término, sobre a concretização dos objetivos contratualizados no âmbito dos sistemas de QREN e de PT2020.

Incentivo extraordinário com a retoma de atividade

O Governo irá apoiar o pagamento dos salários na fase de retoma da atividade após encerramento pela Autoridade de Saúde ou findo período de Lao-off. Este apoio será suportado pelo IEFP, terá a duração prevista de 1 mês e totaliza, por trabalhador, o valor da RMMG

Incentivos à formação

O Governo irá apoiar o pagamento dos trabalhadores sem ocupação em atividades produtivas por períodos consideráveis , quando vinculados a empresas cuja atividade tenha sido gravemente afetada pelo COVID-19. O apoio consistirá num apoio à empresa no valor de 50% da remuneração do trabalhador até ao limite da RMMG, acrescida do custo da formação , por sua vez assumida pelo IEFP

Impostos e outras obrigações fiscais

- Adiatamento do PEC de dia 31 de Março para 30 de Junho de 2020.
- Prorrogação do prazo de entrega da declaração Modelo 22 e do pagamento do IRC , para 31 de Julho 2020.
-Prorrogação do 1º pagamento por conta de 31 de Julho para 31 de Agosto 2020

Convite para Associados e Empresas

Convite para Associados e Empresas

A AIIE estará presente no Encontro de Empresários para a Cooperação Económica e Comercial entre a China (Shenyang) e os Países de Língua Portuguesa (EMCP), que irá decorrer em Shenyang entre 19 e 23 de Setembro deste ano.

A feira é organizada pela Nam Kwong International Conference & Exhibition Co., Ltd. e pela Perfeição, Lda., empresas de Macau, território que é o centro de transporte da “Rota da Seda Marítima”. Tem um claro objectivo de aprofundar o conhecimento dos chineses relativo ao ambiente de negócios, legislação, recursos vantajosos, usos e costumes, entre outros, dos países de língua portuguesa, e vice-versa, no sentido de promover o intercâmbio internacional de comércio e a cooperação multilateral em busca do desenvolvimento comum.

A AIIE convida todos os Associados e empresas interessadas a estarem presentes nesta feira com condições especiais ao abrigo parceria formalizada com as entidades organizadoras.

Para mais informações: geral@aiie.pt 



Carta de Convite - Missão Empresarial China

Entrevista AIIE à Revista Exklusiva

A Revista Exklusiva entrevistou recentemente Dulce Forte, membro co-fundador da AIIE e Luís Rodrigues, especialista em internacionalização. 

AIIE posiciona-se como o braço direito das micro e pequenas empresas para a internacionalização” é o mote e o titulo da publicação.
Poderá ler a entrevista na integra aqui.

Artigo AIIE na PortugalExpo | Luxemburgo

A AIIE posiciona-se como o braço direito das micro e pequenas empresas para a internacionalização.

Na sequência da nossa  participação na PortugalExpo, partilhamos a entrevista publicada na revista Decisão distribuída a todos os expositores e visitantes deste certame que decorreu no Luxemburgo.

A AIIE marca presença na PortugalExpo; Noticias